Platô
O Platô é o segundo ponto mais movimentado da região, ele oferece para quem chega a seus 1.945 metros de altitude, uma belíssima vista do Vale do Paraíba.
A 2 km do centro de Monte Verde, o acesso à trilha Platô é via Rua da Mantiqueira, próximo ao Café Platô. O percurso de 700 metros, cerca de 2 horas (ida e volta), é bem sinalizado e a subida é praticamente constante.
Embora a trilha já comece com um forte aclive, o nível de dificuldade é médio, pois ao longo do trecho, vários mirantes convidam a um descanso e observação da paisagem. No meio do percurso existe uma bica de água potável e um pequeno riacho de águas límpidas, onde é possível reabastecer as garrafinhas.
Descendo um pouco da plana pedra no topo da serra que dá o nome ao local, se avista a Pedra Partida, a Pedra Redonda e a da Onça. Continuando a trilha, a partir do Platô, é possível acessar o Chapéu do Bispo e o Pico do Selado.
Assim como em qualquer outra trilha, é recomendado que os visitantes estejam atentos:
- O solo que pode ser irregular, portanto, tome cuidado com torções no tornozelo;
- Procure memorizar o local de saída da trilha na pedra do Platô, pois há outras trilhas no local;
- A presença de névoa ou neblina na serra pode ocasionar a rápida diminuição das condições de visibilidade. Neste caso retorne imediatamente;
- Não se aproxime da borda dos penhascos.
Uma dica incrível é assistir o pôr do sol no Platô e observar as primeiras estrelas surgirem no céu, a vista é fantástica! Esta é uma experiência incrível para quem gosta de estar em contato com a natureza, com uma pitada de aventura.